Blog

Dicas e novidades do universo da radiocomunicação.

Motivados pelo desafio e apaixonados por nosso ramo de atuação, selecionamos os melhores conteúdos de nossa área, aproveite e boa leitura!

Radiocomunicação na era digital

Radiocomunicação na era digital

Conheça os benefícios de migrar o seu sistema de radiocomunicação analógico para o digital.
 

Há muito tempo, os rádios profissionais bidirecionais auxiliam na comunicação de milhares de pessoas ao redor do mundo. Desde lojas de varejo a portos marítimos, da construção civil a salas de convenções, a radiocomunicação é sinônimo de confiabilidade, durabilidade e conveniência. Agora, porém, o rádio profissional está diante de uma nova era: a da tecnologia digital.

Um caminho sem volta

No mundo inteiro cresce a pressão por novas regulamentações e a otimização da utilização dos canais. As novas legislações estão exigindo a divisão de canais para que possam realizar duas ligações simultâneas. Isso significa que praticamente a grande maioria dos países usará tecnologia digital no futuro.

E isso é uma boa notícia!

É certo que essa mudança vem para melhorar ainda mais a eficiência da radiocomunicação. A tecnologia digital oferece muitas vantagens em comparação à analógica, inclusive uma melhora na qualidade de ligação para maiores distâncias, maior privacidade, maior duração de baterias, custos de infraestrutura mais baixo etc.

Melhor qualidade de voz

Quando usamos um rádio analógico, qualquer som do ambiente, mesmo no ruído de fundo, é detectado e transmitido. O rádio digital pega apenas o som da voz e o transmite, filtrando e eliminando o ruído de fundo. O resultado é uma clareza de voz excepcional.

Outro grande problema do rádio analógico é a interferência que torna a conversação menos inteligível. A voz fica distorcida e a mensagem muitas vezes precisa ser repetida. O rádio digital conta com correção automática de erros, permitindo a reconstrução dos sons e a manutenção da clareza da voz, mesmo com um sinal bastante comprometido. Como a mensagem é codificada de maneira digital, você beneficia-se com funções mais inteligentes, como supressão avançada de ruído que invalida o ruído em ambientes altamente barulhentos.

Maior alcance

Embora os sinais de todos os rádios enfraqueçam na medida em que se afastam da área de cobertura, a qualidade de voz dos rádios analógicos se distorce com muito mais rapidez. No ponto mais distante da área de cobertura, a voz digital será clara e inteligível, enquanto a analógica ficará mais distorcida e degradada pela estática. Isso acontece porque os rádios digitais contam com correção de erros integrada que elimina a estática, garantindo chamadas de voz mais claras mesmo a distâncias maiores. Sem vibração, interferência, ruído de fundo ou distorção.

Maior capacidade

No que se refere à eficiência de espectro, o rádio digital é imbatível. Quando falamos em largura de banda, a tecnologia digital oferece dois “canais” completamente independentes em um canal de 12,5 kHz. Como a tecnologia digital se divide utilizando tecnologia TDMA, o mesmo espectro de 12,5 kHz que proporcionava um canal analógico ontem, oferece hoje dois canais digitais.

Isso significa o dobro de capacidade de seu canal de 12,5 kHz e permite que muita gente se comunique sem se preocupar com a privacidade ou com a interferência.

Maior duração de bateria

A duração da bateria representa um desafio completo para todos os dispositivos móveis. A tecnologia digital consome muito menos energia para transmitir (quase a metade da tecnologia analógica). É por isto que reduz a descarga da bateria e melhora o tempo de conversação.

Embora tanto os rádios analógicos como os digitais consumam praticamente a mesma energia no modo standby, assim que começa a transmissão, os rádios digitais consomem muito menos. Este é um fator importante para usuários de uso frequente e intensivo que dependem do funcionamento ininterrupto de seus rádios.

Tecnologia digital é sua próxima melhor opção

A tecnologia digital chega trazendo muitos benefícios à radiocomunicação. Por isto é fundamental se antecipar e considerar a tecnologia digital de maneira que, quando você estiver pronto para atualizar sua solução, escolha o sistema que oferece maiores benefícios a longo prazo. Essa migração pode ser feita de forma acelerada, gradual ou dinâmica, como tratamos nesse post aqui [como migrar para o digital]. Dessa maneira você escolhe a forma como realizará a migração de acordo com a necessidade e condições da sua empresa. O importante é não ficar de fora dessa revolução digital.

icone de selo de qualidade

Experiência em desenvolver, implantar e manter sistemas de radiocomunicação profissionais.

Equipamentos em radiocomunicação, com tecnologia e qualidade

Soluções em radiocomunicação para diversos segmentos, mantendo a sua empresa conectada ao melhor da tecnologia e transmissão de dados.

Últimas
Postagens