Blog

Dicas e novidades do universo da radiocomunicação.

Motivados pelo desafio e apaixonados por nosso ramo de atuação, selecionamos os melhores conteúdos de nossa área, aproveite e boa leitura!

Por que digital?

rádios portáteis da linha R7 garantem uma comunicação segura, clara e compreensível

Com o fim, no último dia 15/02/2022, da possibilidade de renovação de novas licenças analógicas para uso no SLP – Serviço Limitado Privado, a necessidade de se migrar para o Sistema Digital tornou-se uma questão legal obrigatória.

Mas o que isto significa na prática? Significa que a ANATEL em cumprimento a Resolução n° 674/2017 – Capítulo V – Artigo 16, não autorizará em seu sistema novas solicitações de licenças de frequências analógicas para Órgãos de Segurança Pública, de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, de Metroviários e Ferroviários, e de empresas de Utilities que atuam nas áreas de água, energia elétrica e gás.

Mas por que a obrigatoriedade de ter o meu sistema de rádio digital?

Com a evolução tecnológica e a crescente necessidade de se utilizar as frequências para transmissão de informações houve a necessidade de se reestruturar as faixas de frequências em subfaixas e organizá-las de acordo com os segmentos que as utilizam, como por exemplo na Segurança Pública.

Para o leitor entender melhor, é como se cada faixa de frequência fosse um caminho por onde a informação passa. Certamente você já viu na sua cidade, ou em alguma outra que você circula com frequência, alguma avenida que possuía duas faixas e após passar por modernização ganhou 3 faixas. Antigamente a largura entre as faixas destas avenidas era maior pois não havia tanta necessidade de transporte de informação, mas hoje não é mais assim. A comunicação tem uma importância enorme em todos os segmentos, desde o dado de telemetria de um rio que está subindo de nível em pouco tempo, o acionamento remoto para fechamento de uma comporta da represa para retardar ou impedir uma enchente, a chamada de rádio para o resgate em uma área alagada pelo bombeiro, ou para a defesa civil, enfim a transmissão de dados de comunicação está em toda parte e em todo lugar e ao mesmo tempo!

Como as faixas de frequências (avenidas) são finitas e limitadas, os equipamentos evoluíram e alteraram as suas capacidades de transportar dados. Antes os sinais eram puramente analógicos, mas com a evolução tecnológica e os microprocessadores foi possível transformar e compactar informações de forma mais eficiente e na possibilidade de se utilizar de faixas mais estreitas para o transporte destes dados, além de se poder na tecnologia DMR utilizar uma mesma faixa para transportar 02 encomendas ao mesmo tempo, sem ocorrer um ‘acidente’.

Com a criação destas subfaixas na prática houve uma melhoria tanto da disponibilidade como na eficiência do espectro, com reservas de faixas para cada segmento, mas se engana quem pensa que as melhorias acabam por aí! Vamos ver abaixo algumas vantagens e benefícios bem como funcionalidades que podem ser utilizadas com a migração de um sistema para a tecnologia digital:

  • Duplicação da capacidade de comunicação – 2 time slots,
  • Segurança – Criptografia das comunicações,
  • Localização GPS, Envio de mensagens curtas,
  • Localização Indoor,
  • Gerenciamento remoto (abertura de TX do terminal em casos de emergência),
  • Áudio com filtros especiais de ruído (áudios claros e nítidos),
  • Monitoramento de posição do terminal (Mandown – Homem caído),
  • Operação Segurança – Operador Solitário,
  • Automação e Telemetria (Operações, controles e monitoramento de dados),
  • Agilidade no atendimento – Tickets de Serviço.

Todas estas funcionalidades podem operar em conjunto ou eventualmente em necessidades específicas.

A DRJ Radiocomunicação além de realizar a legalização de suas licenças do sistema analógico para digital pode auxiliar sua empresa nesta migração através de um projeto sob medida e que atenda a sua necessidade.

Conte com a experiência de uma empresa com mais de 30 anos no mercado e parceiro da Motorola Solutions em Sistemas Digitais DMR Mototrbo.

icone de selo de qualidade

Experiência em desenvolver, implantar e manter sistemas de radiocomunicação profissionais.

Equipamentos em radiocomunicação, com tecnologia e qualidade

Soluções em radiocomunicação para diversos segmentos, mantendo a sua empresa conectada ao melhor da tecnologia e transmissão de dados.

Últimas
Postagens