Conselhos importantes para o armazenamento, manipulação e cuidado das baterias do seu rádio comunicador.
Nos últimos anos a tecnologia das baterias para os dispositivos móveis tem evoluído muito. Apesar de ainda não termos alcançado o mundo ideal, é notório o incremento na vida útil e durabilidade das baterias, especialmente dos rádios comunicadores digitais. Contudo, existem alguns cuidados que você pode observar para garantir um melhor aproveitamento das suas baterias.
1 – Não armazenar baterias com materiais inflamáveis.
2 – Remova a bateria do rádio para evitar que ele seja uma fonte de consumo de energia adicional. Não substitua a bateria em uma área identificada como “Atmosfera perigosa”.
3 – Armazene as baterias em um ambiente bem ventilado com temperatura (68°F/20°C a 86°F/30°C) e umidade (30%-60%) controladas.
4 – A condição ótima para o armazenamento das baterias é com um nível de carga de 30%-50%. As baterias utilizadas devem ser carregadas ou descarregadas até atingir 50% aproximadamente.
5 – As baterias que foram armazenadas podem precisar de vários ciclos de carga / descarga para atingir sua capacidade ótima. Um ou dois ciclos de recondicionamento acelerarão a recuperação da capacidade.
6 – Utilize as baterias segundo sua classificação de Proteção contra Entrada (IP) de pó e água.
7 – Não desmonte, esmague, perfure, triture nem altere a forma de sua bateria. Não descarte sua bateria no fogo.
8 – Não seque uma bateria molhada com um eletrodoméstico ou fonte de calor, como um secador de cabelo ou forno de micro-ondas. Se os contatos da bateria do seu radio estão molhados, seque-os antes de colocar a bateria no rádio.
9 – Tenha cuidado ao manipular as baterias carregadas, especialmente ao colocá-las no bolso, bolsa ou qualquer outro lugar com objetos metálicos, tais como joias, chaves ou moedas.