Em um ambiente empresarial, a comunicação é fundamental para garantir a eficiência dos processos e a segurança dos funcionários. Um dos principais meios de comunicação é o radiocomunicador, que permite a transmissão instantânea de informações entre as equipes de trabalho. Neste artigo, vamos explorar como montar o sistema de radiocomunicação ideal para a sua empresa.
Como funciona um sistema de radiocomunicação?
Um sistema de radiocomunicação simples consiste em um conjunto básico de equipamentos, como rádios, baterias e antenas. Esse tipo de sistema, com comunicação ponto a ponto, é geralmente utilizado em ambientes internos ou em locais com pouca interferência, como pequenos estabelecimentos comerciais.
Por outro lado, um sistema de radiocomunicação complexo é projetado para atender necessidades específicas de uma empresa tais como: extensa área de cobertura ou várias cidades ou regiões, vários grupos de conversação, muitos usuários, chamadas simultâneas, roaming entre sites, localização GPS, transmissão de voz e dados simultâneas etc.
Esse tipo de sistema é composto por uma infraestrutura com vários equipamentos como: torres de transmissão, repetidores, duplexadores, filtros, cabos, conectores etc. e equipamentos de segurança e gerenciamento de rede além dos sistemas de integração, controle e despacho. Ele é utilizado em empresas maiores, com vários departamentos e áreas que precisam se comunicar de forma eficiente, segura e simultânea.
O que você precisa saber antes de montar um sistema para a sua empresa
Antes de adquirir um sistema de radiocomunicação para a sua empresa, é importante prestar atenção em alguns pontos importantes.
Avalie as necessidades
É fundamental avaliar as necessidades e problemas que a empresa precisa resolver e definir quais as funcionalidades e requisitos que o sistema de radiocomunicação deverá ter para atender essas necessidades.
Busque quem entende de sistema de radiocomunicação
Escolher um fornecedor de confiança, que possa fornecer um sistema de qualidade e oferecer suporte técnico adequado.
Equipamentos de qualidade
Escolher equipamentos e acessórios certificados pela ANATEL, como: radiocomunicadores, baterias e carregadores, que garantem a segurança dos usuários e a durabilidade do sistema.
Faça tudo de acordo com legislação
Leve em consideração as normas e regulamentações de radiocomunicação estabelecidas pela Anatel para garantir que o sistema esteja em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.
Estudo de cobertura
Um estudo de cobertura de sinal de rádio para garantir que o sistema de radiocomunicação seja capaz de cobrir toda a área de atuação da empresa. Esse estudo leva em consideração diversos fatores como: topografia do terreno, interferências externas e a quantidade de obstáculos físicos presentes no ambiente. Dessa forma, é possível garantir que o sistema de radiocomunicação tenha um sinal de qualidade em toda a área de atuação, o que ajuda a melhorar a eficiência da comunicação entre as equipes.
Confiança e experiência contam
Esses são alguns dos principais pontos que você deve levar em conta na hora de planejar o seu sistema de radiocomunicação. Mas o mais importante, busque ajuda de profissionais capacitados como a DRJ para escolher o sistema adequado às necessidades da sua empresa. Só assim você garante que o sistema seja eficiente e seguro, o que ajuda a melhorar a produtividade e a segurança dos seus funcionários.