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Portos

Operações complexas

As operações portuárias são atividades logísticas que tratam de armazenagem, carregamento, administração e gerenciamento de estoque de mercadorias e que necessitam utilizar transporte aquaviário dentro de um porto organizado.

Esse trabalho envolve diversas equipes e etapas, e conta com um plano de operações e processos bem elaborados e seguros. A coordenação das equipes, o monitoramento e a gestão das informações são críticas e não admitem falhas, por isso as equipes precisam de uma ferramenta que tenha alta disponibilidade e que seja instantânea como um sistema de radiocomunicação.

Facilidade e foco

Um sistema de radiocomunicação é simples, rápido e direto. Por meio do PTT (push-to-talk) é possível simplificar o processo e facilitar a comunicação entre os envolvidos nas operações que dependem da informação para a execução do serviço.

Quando falamos em portos, o foco se torna extremamente necessário para evitar distrações e não interromper as operações. Algumas docas, por exemplo, adotam a proibição de smartphones para funções específicas de operações portuárias com intuito de evitar interrupções no trabalho por causa de distração do operador.

Interoperabilidade

A capacidade de sistemas diferentes se conectarem é extremamente útil para o mercado, isso define a interoperabilidade. Com a evolução da tecnologia, isso virou mais um mecanismo favorável pela combinação de dispositivos diferentes integrados.

Apesar de um radiocomunicador ser o principal meio para troca de informações entre os portuários, o aparelho não se restringe apenas a característica de operação PTT (push-to-talk).

O PoC (push-to-talk over cellular) é a combinação de um sistema dedicado de voz e um smartphone. Trata-se de uma aplicação na nuvem, utilizando uma conexão de internet através das redes das operadoras de telefonia LTE, 4G/5G, ou uma conexão WiFi, para realizar as comunicações por meio de terminais dedicados ou APP no seu smartphone.

Além de favorecer a interoperabilidade a vantagem do PoC é o baixo custo de implantação, já que não requer uma infraestrutura exclusiva e pode ser feita por meio de um aplicativo ou equipamento dedicado para essa funcionalidade.

O PoC permite integração a sistemas privados de radiocomunicação para criar uma rede unificada, permitindo o uso de redes de comunicação de tecnologias diferentes. Com o sistema é possível aumentar o alcance das redes, além de fazer chamadas privativas, de forma rápida, usando o PTT em qualquer lugar do planeta através de uma conexão à internet.

porto radicomunicação

Soluções para portos

A segurança e a integridade física dos seus colaboradores são fundamentais do início ao fim das operações. Dependendo do risco das atividades executadas será vital um atendimento emergencial no caso de acidentes como quedas de altura ou mal súbito.

A funcionalidade man down ou trabalhador caído é um recurso avançado existente nos terminais portáteis da Motorola que se tornam um aliado indispensável para as companhias que estão comprometidas com a segurança de seus colaboradores.

A ativação do recurso man down permite identificar, através da emissão de um alerta, ausência de movimento ou quando o rádio sofrer uma inclinação diferente do ângulo normal determinado para execução de uma atividade. Por exemplo, ao atingir um ângulo menor de 45° ou na posição deitado (0°), um sinal de alerta é emitido para o usuário que poderá cancelá-lo (voltando o equipamento a posição de trabalho), caso contrário, o microfone será ativado automaticamente, possibilitando que o usuário possa falar mesmo que esteja em uma situação em que não consiga se locomover, e também será enviado aos usuários pré-determinados, um alarme informando que o rádio está em uma posição anormal.

Desta forma tanto o gestor como toda a equipe envolvida tem a certeza de que se alguma anormalidade acontecer (como um trabalhador acidentado) outros usuários receberão automaticamente uma notificação e poderão se deslocar em auxílio ao companheiro.

Este recurso diminui o tempo de resposta em situações de emergência e assegura que o trabalhador sem condições de comunicar-se ou mesmo inconsciente sinalize através do rádio sua emergência elevando o nível de segurança oferecido à equipe.

Saiba mais em https://www.youtube.com/watch?v=nbHHz9qcqwU

Em atividades remotas, sem nenhum acompanhamento ou em áreas classificadas o monitoramento individualizado permite o acompanhar o trabalhado do início ao fim da atividade com segurança.

Diferente do recurso man down, a função lone worker, ou trabalhador solitário da Motorola é essencial para os trabalhadores que tem jornadas de trabalho solitárias em ambientes com risco potencial de acidentes. A funcionalidade é acionada pela inatividade do trabalhador. Se o operador não interagir com o rádio em um período pré-definido, digamos 10 minutos, um alarme será disparado automaticamente.  Assim o operador sabe que é hora de zerar o contador usando o rádio de alguma forma: ou pressionando o PTT ou ajustando o volume. Caso o operador não interaja com o rádio, uma chamada de emergência será iniciada informando o despachador ou o(s) usuário(s) pré-determinado(s). Com um recurso de software de despacho pode ser adicionado, além do alarme, uma mensagem por e-mail ou SMS.

Funciona como se fosse um radio check programado, onde uma interação é necessária por parte do usuário em um tempo pré-determinado. Esta função é vital principalmente para os trabalhadores que executam seu trabalho em ambientes isolados ou nas atividades de periculosidade com o objetivo de assegurar a integridade física e a vida do trabalhador.

Saiba mais em https://www.youtube.com/watch?v=nbHHz9qcqwU

Localizar os colaboradores durante a jornada de trabalho permite aos gestores otimizar o tempo de resposta nas atividades. A localização através da tecnologia GPS é mais indicada quando as atividades acontecem externamente. Com o recurso é possível acompanhar em tempo real a movimentação dos colaboradores e controlar os ambientes de deslocamento com cercamento eletrônico evitando a entrada deles em zonas de risco. Além disso o registro do deslocamento e permite verificar o trajeto de cada usuário durante o seu expediente bem como a inatividade (parado) ou último registro em caso desligamento do equipamento. Reduz o tempo de resposta durante situações de emergências. Aumenta a produtividade, rastreando os tempos de inatividade no transporte e os desvios das rotas predefinidas.

Já a rastreamento indoor é uma ferramenta importantíssima quando existe a necessidade de localização e acompanhamento dos colaboradores dentro dos edifícios e em outros locais onde a localização GPS não estiver disponível como armazéns, túneis e câmaras frigoríficas. Através de um moderno sistema de comunicação Bluetooth que realiza a triangulação de posicionamento através de beacons nas localidades internas do prédio os rádios podem ser monitoradas alertando os gestores ou despachadores sobre a entrada de pessoas em ambientes controlados ou restritos. É uma solução econômica pois a implantação não necessita de infraestrutura de transporte de dados já que estes são transmitidos pelo canal de rádio. Os beacons são dispositivos que funcionam com baterias de longa vida útil e de fácil substituição e evitando também danos consequentes de surtos elétricos.

Ambientes de alto ruído ou muito vento causam uma grande dificuldade na interpretação e entendimento das mensagens de voz.

Com a tecnologia windporting da Motorola, mesmo em ambientes de exposição ao vento seu RSM – microfone remoto, cancela os efeitos mecânicos que o vento tem sobre o microfone. Através de larga pesquisa de campo a Motorola projetou o correto posicionamento e o tamanho da abertura do canal do microfone interno a fim de proteger a membrana dos movimentos mecânicos causados pelo fluxo de vento e os consequentes ruídos, possibilitando os trabalhadores se comunicarem de forma clara até mesmo em condições climáticas adversas.

Ambientes ruidosos são um desafio na comunicação de qualquer ambiente de trabalho, muito mais quando as operações se trata de missão crítica, onde a clareza das informações, a segurança e o tempo de resposta são essenciais. Microfones convencionais não possuem uma tecnologia apropriada para cancelar o ruído de fundo dominante ou a distorção criada pelo alto ruído ao transmitir uma mensagem de voz.

Esta revolucionária tecnologia foi projetada para que a mensagem seja transmitida de maneira clara mesmo em um ambiente de alto ruído. O Cancelamento de Ruído acústico utiliza dois microfones direcionais estrategicamente posicionados para cancelar o ruído vindo de ambos os lados do terminal (frente e trás). Quando um alto ruído ambiente é recebido por um dos microfones ele é detectado também pelo microfone do lado inverso este ruídos acabam cancelando um ao outro. Isto permite que a voz seja o único áudio transmitido através do microfone.

Os benefícios desta tecnologia são reconhecidos por muitas empresas, as quais dependem de uma comunicação clara e com segurança em ambientes ruidosos.

O benefício destes dois recursos é evitar a fadiga dos colaboradores, que ocorre quando uma a má qualidade do áudio, gera um stress adicional devido a concentração no entendimento da mensagem, afetando diretamente a produtividade e a segurança da equipe. Resumindo, atividades onde a informação é vital para os trabalhadores comunicarem não apenas de forma eficiente, mas também segura.

Com a radiocomunicação digital, existem tarefas que podem ser automatizadas por meio de envio de dados. O envio de Tickets de trabalho ou a comunicação de um produto em falta no estoque através de mensagens registradas geram muito mais confiabilidade e segurança nas tomadas de decisão. A automatização agiliza e simplifica o processo aumentando a eficiência do controle, a coordenação de tarefas e evita erros de comunicação.

Pode-se atribuir uma tarefa para um usuário determinado ou para um grupo de trabalho, sendo que o primeiro usuário disponível a responder o chamado sinaliza aos demais o status de tarefa em andamento e permite que os outros usuários estejam disponíveis para a próxima necessidade.

É possível o acompanhamento dos relatórios dos tickets abertos, em andamento e os respondidos bem como a filtragem das tarefas por nome, status, destinatário e horários.

Todas estas funcionalidades podem operar em conjunto ou eventualmente em necessidades específicas.

Entre em contato com um dos nossos representantes para saber mais sobre as soluções da DRJ para o segmento portuário.

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